Apresentação

Bem vindo ao blog Avante ensino Médio! Este blog é escrito por alunas do 2º ano do Ensino Médio, e tem o objetivo de ajudar os estudantes da turma a estudarem para as provas semanais. Postaremos toda a semana resumos dos conteúdos para auxiliar nos estudos.

Embora baseados nos livros escolares e em sites confiáveis, não garantimos que nossos resumos sejam 100% confiáveis, pois não somos professoras. Não recomendamos usar o blog como único material de estudos, mas como um complemento dos materiais da escola.

Esperamos que o blog seja útil para seu aprendizado. Bom proveito!

segunda-feira, 13 de março de 2017

Resumo Provão de Biologia - 1º bi

RESUMO DE BIOLOGIA: PROVÃO 1º BIMESTRE DIA 15/03
Critérios:
  1. ·         Características dos seres vivos (página 9)
  2. ·         Metodologia científica (página 13)
  3. ·         Biomas mundiais (página 22)

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS:

Composição Química:
  • ·         Componentes Orgânicos: proteínas, vitaminas, lipídios, glicídios, ácidos nucleicos
  • ·         Componentes Inorgânicos: água, sais minerais

Organização celular:
  • ·         Unicelular: compostos por apenas uma célula. Exemplos: bactérias, cianofitas, protozoários, algas unicelulares e leveduras.
  • ·         Pluricelular: compostos por várias células. Exemplos: os demais seres vivos.
  • ·         Células Procariontes: não possuem carioteca, organelas celulares e núcleo.
  • ·         Células Eucariontes: possuem carioteca, e são mais complexas que as procariontes.

Obs: sugiro dar uma olhada no site Só Biologia sobre a organização celular. Segue o link: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biocelulas.php

Metabolismo: é o conjunto de reações químicas de uma célula ou de um organismo. Essas reações permitem a transformação da matéria e da energia.
  • ·        Anabolismo: ocorre a produção de moléculas e armazenamento de energia.
  • ·         Catabolismo: ocorre a quebra de moléculas e liberação de energia.
Reprodução: capacidade de gerar novos seres da mesma espécie. Pode ser sexuada (ocorrendo a mistura do material genético de dois indivíduos da mesma espécie) ou assexuada (apenas um indivíduo, não há grande variedade genética).

Crescimento: processo que aumenta o tamanho físico do organismo.

Hereditariedade: capacidade de transferir informações genéticas aos seus descendentes por meio de processos reprodutivos.

Evolução: modificações sofridas pelos seres vivos ao longo do tempo para a adaptação da espécie ao meio.

Reação: capacidade de perceber e receber estímulos do meio. Respostas à: mudanças de temperatura, umidade, pressão, etc.

Movimento: variação da posição de um corpo no decorrer de um determinado tempo. Nos animais ocorre pelo deslocamento, nas plantas pelo crescimento.

METODOLOGIA CIENTÍFICA:

Para realizar um trabalho científico é necessário seguir certas etapas:
BIOMAS MUNDIAIS:

Tundra: pág. 22
  • ·         Hemisfério norte (países escandinavos, Canadá, Sibéria e Alasca)
  • ·         possui apenas duas estações (inverno e verão)
  • ·         clima frio e seco
  • ·         vegetação herbácea
  • ·         não há árvores
  • ·         o solo é permanentemente congelado
  • ·         na fauna: renas, lebres, lobos, raposas, aves migratórias
  • ·         não há presença de anfíbios e répteis

Taiga: pág. 23
  • ·         Hemisfério norte (ao sul da Tundra)
  • ·         clima frio (rigorosos invernos) e estações quentes mais longas que a da Tundra
  • ·         possui apenas duas estações (inverno e verão)
  • ·         pouca umidade, muita neve e chuvas pouco frequentes
  • ·         floresta de coníferas
  • ·         na fauna: lobos, ursos, camundongos, porcos-espinhos, lebres, linces, alces, raposas, esquilos, aves migratórias
  • ·         presença de anfíbios escassa

Floresta Temperada: pág. 23
  • ·         Hemisfério norte (regiões da Europa Ocidental, lesta da Ásia, costa da América do Norte, e uma pequena parte da Austrália e Nova Zelândia)
  • ·         clima temperado (variando entre 30° e -30°)
  • ·         quatro estações bem definidas e distribuídas uniformemente ao longo do ano
  • ·         solo fértil e vegetação exuberante e estratificada
  • ·         ocorre a seca fisiológica (no inverno as árvores não absorvem água)
  • ·         no inverno as folhas das árvores caem
  • ·         na fauna: é bastante rica e diversificada (ex: esquilos, gambás, ratos silvestres, lobos, linces, raposas, pássaros, répteis, etc)

Floresta Tropical: pág. 24
  • ·         Localizada ao norte e sul da linha do Equador (África Central, Sudeste da Ásia, parte da Austrália, Américas central e sul)
  • ·         é o bioma da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica
  • ·         alta biodiversidade com riqueza nos nichos ecológicos
  • ·         temperaturas altas (variando entre 21° e 32°)
  • ·         altos índices de precipitação
  • ·         vegetação de crescimento rápido, sempre verde e com folhas permanentes
  • ·         muitas árvores de grande porte
  • ·         na fauna: macacos, lêmures, preguiças, onças, capivaras, grande variedade de aves, répteis, anfíbios, invertebrados, insetos e peixes

Campos: pág. 25
  • ·         Formações de regiões abertas (tropicais e temperadas)
  • ·         baixa umidade relativa do ar (baixa pluviosidade)
  • ·         crescimento da vegetação limitado por secas prolongadas
  • ·         vegetação herbácea e arbórea
  • ·         na fauna: mamíferos de grande porte como búfalo, antílope, zebras, girafas, leões, bisões; e mamíferos de pequeno porte como coiotes, chacais, esquilos voadores. Além destes há pássaros, insetos, répteis, e anfíbios (raros)
  • ·         CLASSIFICAÇÃO DOS CAMPOS: Estepes (ou Campos Limpos) e Savanas (ou Campos Sujos)

Obs: leiam mais sobre a classificação dos Campos na página 25, onde está mais especificado.

Desertos: pág. 26
  • ·         Regiões de baixa pluviosidade e baixa umidade do ar
  • ·         o fator limitante da vida nesta região é a escassez de água
  • ·         temperaturas muito altas durante o dia e muito baixas durante a noite
  • ·         solo arenoso com formação de muitas dunas
  • ·         nas camadas inferiores do solo há lençóis freáticos
  • ·         matéria orgânica escassa e depósitos de sal
  • ·         vegetação pouco abundante e muito esparsa (gramíneas, cactos e arbustos)
  • ·         na fauna: não é diversificada (possui insetos, escorpiões, lacraias, lagartos e mamíferos roedores). Muitos destes animais possuem hábitos noturnos, se escondendo de dia para evitar a transpiração excessiva
Bons estudos!!

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