- Interpretação de textos.
- Acentuação gráfica (regras de acentuação)
- Ortoépia
- Prosódia
Regras de acentuação
- REGRA DAS PROPAROXÍTONAS: Essa é bem fácil, todas as proparoxítonas são acentuadas, sem exceção. Exemplo: árvore, plátano, tímpano.
- REGRA DOS MONOSSÍLABOS: As palavras de uma só sílaba não são oxítonas, paroxítonas nem proparoxítonas, elas são classificadas em tônicas e átonas. As tônicas são pronunciadas de forma mais forte do que as átonas. Geralmente as tônicas têm os papeis mais importantes nas frases, como verbos, substantivos e adjetivos, enquanto as átonas ocupam papéis secundários, como conjunções, artigos ou alguns pronomes. Os monossílabos tônicos são então acentuados quando terminam em A (s), E (s) ou O(s). Exemplo: dê e de - me dê o meu caderno - posto de gasolina. O 1º é pronunciado de forma forte, o segundo acaba quase desaparecendo, é pronunciado bem baixo ou falar rápido.
- REGRA DAS OXÍTONAS: Semelhante à dos monossílabos, se acentua as terminadas em A (s), E (s) e O(s), mas também as terminadas em EM ou ENS. (ver exemplos no livro página 52)
- REGRA DAS PAROXÍTONAS: É o contrário das oxítonas, os finais acentuados nas oxítonas são os que não recebem acento nas paroxítonas. Todos os outros recebem. (ver tabela no livro p.52). É importante lembrar que palavras como "hífen" recebem acento por terminarem em N, mas ao ficarem no plural terminam em ENS, que é da regra das oxítonas, portanto perdem o acento.
- REGRA DOS HIATOS: Essa regra é superior às outras, independentemente do final da palavra, se a sílaba tônica for um hiato de I ou U sozinho ou com S, será acentuada (Essa regra tem vários problemas, que estão detalhados no box da página 54. Não deixem de ver!!!). Exemplos: Ca-í-da sa-ú-de pa-ís
- REGRA DOS DITONGOS ABERTOS: Os ditongos abertos são ei, eu e oi quando o E e o Oé pronunciado aberto (é e ó). Eles são acentuados quando aparecerem em oxítonas e monossílabos, mas não em paroxítonas.
- REGRA DO ACENTO DIFERENCIAL: Serve para que não se confundam duas palavras escritas da mesma forma. Exemplo: Ele não pôde vir ontem, mas hoje ele pode. Algumas palavras perderam o acento diferencial pelo novo acordo ortográfico, ver o livro p. 55.
- REGRA DOS VERBOS TER E VIR: Esses verbos recebem acento circunflexo no presente na 3ª pessoa do plural. Exemplo: Eles vêm para a escola de ônibus. Elas têm um grande talento musical. Os verbos derivados, como "conter" e "intervir", são acentuados na 3ª pessoa do singular com agudo e na do plural com circunflexo. Exemplos: O frasco de xampu contém 200 mLs. Quando os alunos fazem bagunça na aula, os professores intervêm.
Observações: Existem alguns casos especiais que devem ser revisados, que estão nas páginas 57 e 58 do livro. Não deixem de ler!
Ortoépia
É o estudo da pronúncia correta dos fonemas. É estudada mais como curiosidade, e é difícil de ser explicada, pois não possui regras claras. As tabelas são encontradas no livro nas páginas 72 a 75.
Prosódia
É o estudo de qual é a sílaba tônica da palavra. Também não possui muitas regras. Tabela na página 76.
Bons estudos!
Algumas dicas: Fazer os exercícios do CA, das páginas 14 a 18 (exercícios 16 até 30) e conferir o gabarito no site.
Ler o livro nas páginas sugeridas para saber os casos especiais e as particularidades das regras.
Algumas dicas: Fazer os exercícios do CA, das páginas 14 a 18 (exercícios 16 até 30) e conferir o gabarito no site.
Ler o livro nas páginas sugeridas para saber os casos especiais e as particularidades das regras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário