Apresentação

Bem vindo ao blog Avante ensino Médio! Este blog é escrito por alunas do 2º ano do Ensino Médio, e tem o objetivo de ajudar os estudantes da turma a estudarem para as provas semanais. Postaremos toda a semana resumos dos conteúdos para auxiliar nos estudos.

Embora baseados nos livros escolares e em sites confiáveis, não garantimos que nossos resumos sejam 100% confiáveis, pois não somos professoras. Não recomendamos usar o blog como único material de estudos, mas como um complemento dos materiais da escola.

Esperamos que o blog seja útil para seu aprendizado. Bom proveito!

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Resumo Simulado de Sociologia - 1º bi

RESUMO DE SOCIOLOGIA


O QUE É SOCIOLOGIA?

A Sociologia é a ciência que estuda as relações entre indivíduos e suas formas de comportamento. De acordo com o site conceito.de/sociologia:
"A sociologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos grupos sociais (conjunto de indivíduos que convivem agrupados em diversos tipos de associações). Esta ciência analisa as formas internas de organização, as relações que os sujeitos mantêm entre si e com o sistema, e o grau de coesão existente na estrutura social."
Também estuda as sociedades modernas e antigas e suas diferenças, a diversidade cultural, etc...
A sociologia pode ser comprovada por meio de investigações e pesquisas.
  • ·         SOCIALIZAÇÃO: interação com outros indivíduos. Uma pessoa não nasce pronta para viver em sociedade, por isso aprende por meio da socialização.
  • ·         INSTITUIÇÕES SOCIAIS: grupos de pessoas com objetivos e pensamentos comuns.
  • ·         EDUCAÇÃO: é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir sua tradição e costumes.

NORBERT ELIAS:
Segundo as ideias de Elias, os indivíduos formam a sociedade, porém não há como pensar em indivíduos fora de uma sociedade.
Ao longo do tempo os seres humanos sempre tiveram relações sociais uns com os outros, seja formando pequenos grupos para conseguir alimentos ou um grupo de amigos atualmente. Por isso, segundo Norbert Elias, não há indivíduos sem sociedade.

ORIGEM DA SOCIOLOGIA:

obs: leiam alguns links que vou passar que possuem uma boa explicação, além de ler as páginas 12, 13 e 14:
http://www.infoescola.com/sociologia/surgimento-da-sociologia/
http://www.infoescola.com/sociologia/historia-da-sociologia/
http://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/

"A sociologia, ciência que tenta explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo.
O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, um novo “objeto” de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época."
(Texto do site Mundo Ciência)

O INDIVÍDUO: antigamente não se dava muita importância para o indivíduo único, e sim para o grupo social em que ele estava inserido.
Com a Reforma Protestante, o indivíduo começou a ganhar mais destaque, pois o ser humano era visto como "criado à imagem de Deus".
Com o desenvolvimento do capitalismo, a ideia de indivíduo se concretizou, pois a felicidade material humana estava no centro das atenções.

ESCOLHAS E LIMITES DOS INDIVÍDUOS:

"Todos ao nascerem, já encontram normas, valores, costumes e uma forma de produção de vida material que seguem determinados parâmetros. Muitas vezes, não há como inferir e nem fugir dessas regras estabelecidas.
A vida em sociedade só é possível porque todas as pessoas estão subordinadas a falarem a mesma língua, são julgadas pelas mesmas leis e usam a mesma moeda. Além disso, compartilham de um passado histórico em comum e apresentam hábitos culturais iguais. Tudo isso dá unidade e sentido para as pessoas permanecerem unidas, vivendo em grupo.
É fundamental entender que o indivíduo e a sociedade não são elementos distintos, e sim, elementos interligados. Cada pessoa pode se comportar de determinada maneira diante da realidade social. Algumas pessoas podem reagir e lutar, ao passo que outras se acomodam às circunstâncias. Se as circunstâncias formam os indivíduos, estes também criam as circunstâncias.
O indivíduo está condicionado por decisões e escolhas, que ocorreram fora de seu alcance, em outros níveis da sociedade. Um exemplo disso são as eleições. O brasileiro vota em alguém escolhido pelo partido, ou seja, não temos a total liberdade de escolher em quem votar. Entretanto, as decisões que a pessoa toma a conduzem a diferentes direções. Seja qual for, a direção seguida sempre será resultado das decisões do indivíduo."

Texto de:  http://essaseoutras.xpg.uol.com.br/o-individuo-sua-historia-e-sociedade-sociologia/


OBS: pessoas, coloquei vários link de sites com explicações boas (e menos enroladas que as do livro...), sugiro darem uma olhada. Também leiam os Capítulos 1, 2 e 3 da Unidade 1, que tem tudo que vai cair na prova. São uma explicações meio enroladas e tal mas é melhor ler pois a professora provavelmente vai se basear por elas. Se achar que preciso acrescentar alguma coisa, me digam.

Bons estudos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário